terça-feira, 11 de março de 2008

Período de defeso encerra dia 15 de março



RIO BRANCO - Termina no próximo dia 15 de março a proibição da pesca de espécies de peixe ameaçadas como curimatã, pacu, mapará, sardinha, piraíba e dourado. A pesca está proibida desde o mês de novembro do ano passado por conta da piracema.Durante o defeso, o Governo Federal pagou um salário mínimo mensal aos pescadores artesanais para garantir a reprodução do pescado na região amazônica.


Em Sena Madureira (AC), 480 pescadores recebem no dia 15 deste mês a última parcela do Seguro-Defeso dessa etapa. O presidente da Colônia de Pescadores - zona 3, Gilberto Nogueira, ressalta que é importante que os pescadores continuem cumprindo a portaria do Ibama.O salário correspondente ao Seguro-Defeso é pago nos meses dezembro, janeiro, fevereiro e março.


O recurso é depositado direto na conta bancária de cada pescador.AdiantadoEm Mato Grosso, a pesca já está liberada desde sábado (01), mas sob algumas condições. O pescador que não tiver a carteira expedida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) corre o risco de ficar sem o pescado e sem os equipamentos de pesca e ainda ser multado.

Fonte: Agência de Notícias do Acre - RC

Nenhum comentário: