terça-feira, 11 de março de 2008

Erva-cidreira o poder da cura


A erva-cidreira é tida como um remédio eficiente no tratamento de doenças nervosas, como a histeria, a melancolia e a hipocondria. Quem adquire o hábito de tomar chá dessa planta certamente se livra de um outro hábito: o de tomar muitos e diferentes remédios para as doenças que tem ou que imagina ter.

E nem se pode estranhar que isso aconteça, pois, sozinha, a erva-cidreira vale por uma prateleira de farmácia। Além de ser um calmante eficiente, ela é um antiespasmódico vigoroso. Por isso, é indicada para as dores de cabeça (inclusive as enxaquecas), para os problemas gástricos e para as cólicas menstruais. Mas não é só como chá que a planta é usada de maneira satisfatória.

Suas folhas verdes, maceradas e aplicadas como cataplasma frio sobre os olhos, descongestionam as pálpebras e melhoram as conjuntivites। Cozidas, essas folhas podem ser usadas em bochechos para acalmar as dores de dente e desinflamar as gengivas. As folhas amassadas em água e sal ajudam a diminuir o inchaço causado pela caxumba.

Fora isso, a erva-cidreira é o principal elemento da água de melissa, uma conhecida receita dos padres carmelitas franceses। Essa água, que é um poderoso descongestionante, pode ser comprada nas farmácias e nas lojas que vendem produtos naturais.

Mas também pode ser feita em casa। Junte 75 g de folhas e flores secas de erva-cidreira, 20 g de camomila e 15 g de hortelã। Cozinhe essas ervas em 300 ml de água, deixe-as em infusão por 10 minutos e filtre-as. Recomenda-se tomar esse líquido três vezes ao dia para manter sempre o bom humor e a tranqüilidade.


por

Elane Castro




Nenhum comentário: